terça-feira, 27 de março de 2012

Qualidade de Vida na Melhor Idade


Aposentadoria, repouso, tempo de sobra e muito lazer. Infelizmente, a melhor idade não é época apenas de descanso. Nessa fase, o envelhecimento do corpo acaba pregando algumas peças e, mais do que nunca, é hora de se cuidar.

A acupuntura, técnica oriental conhecida pela aplicação de agulhas em alguns pontos específicos do corpo, pode ser usada como tratamento de diversas doenças que atingem os idosos. “Na terceira idade, a acupuntura pode ser uma grande aliada da saúde e da qualidade de vida, pois ativa o funcionamento dos órgãos, de acordo com o biorritmo de cada indivíduo”, explica a fisioterapeuta acupunturista Magali Sefrian, diretora de ensino do Grupo CBES – Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos.

Os distúrbios mais comuns tratados pela acupuntura são de origem cardiorrespiratória, neurológica ou reumato-ortopédica. Contra as doenças cardiorrespiratórias - como arteriosclerose, hipertensão arterial, pressão sanguínea irregular e patologias pulmonares -, a acupuntura aumenta o fluxo e a absorção do oxigênio no organismo, prevenindo até mesmo enfisema pulmonar e controlando a dor.

Já as doenças reumato-ortopédicas, muito comuns entre os idosos, causam incapacidade de locomoção, restrições articulares e permanência prolongada em leitos. “Nesses casos, a acupuntura age nas células ósseas, aumentando a deposição de cálcio, gerando maior rigidez e proteção aos impactos externos, causados por quedas”, descreve a dra. Magali Sefrian. “Além disso, a aceleração do metabolismo movimenta substâncias importantes para a nutrição dos tendões, músculos e lubrificação de articulações”.

Grandes inimigas dos idosos são, também, as doenças neurológicas, como perda de memória, Acidente Vascular Cerebral, Mal de Alzheimer ou de Parkinson. Contra esses problemas, a acupuntura pode ter resultados bastante satisfatórios, com aumento do fluxo sangüíneo na região e estimulação nas áreas de coordenação motora e de fala. No caso do Mal de Parkinson, a técnica retarda a progressão da doença e diminui os sintomas, principalmente os tremores característicos da doença.

Outro problema comum na terceira idade é o sentimento de exclusão que o idoso passa a ter em relação à sua família e à sociedade, além de muitas vezes necessitarem da ajuda de outras pessoas para realizar as tarefas diárias. “Isso tudo acarreta em um quadro intenso de estresse e ansiedade, debilitando ainda mais seu organismo enfraquecido. A acupuntura vem beneficiar a diminuição desse estresse, melhorando o metabolismo e aumentando a sensação de bem-estar”, salienta a acupunturista.

Além de tantos benefícios, o tratamento pode prevenir diabetes, mobilizar a glicose no organismo, equilibrar hormônios, facilitar a eliminação de substâncias tóxicas e potencializar a ação de medicamentos que o paciente esteja tomando, alopáticos ou homeopáticos.

Exercícios físicos na terceira idade retardam envelhecimento e melhoram a qualidade de vida

Quem espera chegar aos 60 anos e finalmente descansar, pode ter uma pequena surpresa. A terceira idade – conhecida como “melhor idade” – pode ser muito monótona para quem fica parado! “Pessoas na terceira idade devem fazer exercícios. A melhoria na condição física traz inúmeras vantagens, inclusive o retardamento do processo de envelhecimento biológico, favorecendo a longevidade”, explica Raul Osieck, professor de pós-graduação em Educação Física, do CBES – Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos.

Redução da pressão arterial, do colesterol total e da gordura corporal são apenas alguns dos inúmeros benefícios da prática de exercícios. “A atividade física permite também que o idoso desenvolva melhor condição cardiovascular, tendo mais fôlego para subir escadas, brincar com os netos, enfim, para curtir a vida”, observa o professor. Além disso, alguns problemas específicos dessa fase da vida podem ser prevenidos e combatidos com exercícios orientados, como é o caso da osteoporose ou problemas articulares. “As atividades com sustentação de peso pode retardar a perda da massa óssea e, até mesmo, aumentar a massa óssea, tanto em homens quanto em mulheres” ressalta.

Os exercícios mais indicados são aqueles que promovem ganho de flexibilidade, força e propicia condição aeróbica, como caminhadas e pilates. Para aproveitar melhor as atividades e com segurança, os limites devem ser sempre respeitados. “Há a necessidade de uma avaliação fisiológica detalhada para que o educador físico ou o fisioterapeuta prepare uma seqüência ideal e individualizada”, frisa Osieck e completa “uma avaliação médica também é fundamental para verificar se a pessoa não tem limites ortopédicos, cardiológicos ou hormonais”.

Corpo saudável, vida feliz

Mais que apenas garantir a saúde física, a prática de atividades altera a qualidade de vida nos anos da melhor idade. Dentre os resultados positivos que o exercício físico promove, pode-se constatar um aumento da sensação de bem-estar, melhoria da auto-estima e, até mesmo, um incentivo para reeducação alimentar.

“Os praticantes regulares de atividades físicas e intelectuais criam um novo paradigma de vida, uma vida saudável em todos os aspectos, inclusive emocional”.



O Espaço Forma & Equilíbrio, tem como objetivo a melhora da qualidade de vida de seus clientes

Trabalhamos com: Acupuntura Auricular e Sistêmica, Pilates solo e bola, Massagem Relaxante Anti- Stress, Estética Facial e Corporal.

Ligue e Agende seu Horário (19) 3037.0034

Nenhum comentário:

Postar um comentário