quinta-feira, 22 de março de 2012

FIQUE LIVRE DA DOR!

DRY NEEDLING (AGULHAMENTO À SECO)
A síndrome dolorosa miofascial (SDM) é caracterizada pela presença de pontos dolorosos denominados de pontos-gatilho, que se localizam no músculo, fáscia muscular e tendões. Pode afetar grupos musculares, ocasionando dor, diminuição da amplitude de movimento e fraqueza. A dor miofascial é causa mais comum de dor crônica músculo-esquelética na prática médica. Seu diagnóstico varia entre 30 a 85% dos pacientes que se apresentam nas clinicas com dor, sendo mais comum nas mulheres do que nos homens.
imagem: Internet
Acomete músculos, tecido conectivo e fáscias, principalmente, da região cervical, ombros e lombar. Apesar de comum, muitos profissionais da área da saúde e pacientes não a reconhecem, pois o achado é exclusivamente clínico. Muitos desses pacientes são tratados como bursite, artrite, tendinite ou doenças viscerais e não vêem melhora no quadro clínico, pois o tratamento não é feito baseado na real disfunção.
Essa síndrome tem como uma de suas principais características um ciclo vicioso de dor-espasmo-dor (dor - tensão muscular - inatividade física - encurtamento de músculos e tendões - contraturas - dor) além da presença de pontos-gatilhos (pontos dolorosos localizados no músculo e que também podem irradiar dor para outros locais).
O Agulhamento à Seco do ponto-gatilho (trigger point Dry Needling) é um procedimento amplamente difundido e usado por fisioterapeutas ao redor do mundo como parte da prática clínica ou concomitante a outros métodos de terapia física. Caracteriza-se como um tratamento específico para a desativação do ponto-gatilho, em que agulhas de acupuntura são inseridas na pele ou no músculo dos pacientes que apresentam a síndrome dolorosa miofascial.
imagem: Internet

Baldry sugere que quando a agulha perfura a pele, as fibras A delta são ativadas resultando na inibição das fibras C provenientes de estímulos dos pontos- gatilhos ativos, por consequência, a banda muscular relaxa com quebra o ciclo de contração muscular sustentada, assim, impedindo a crise energética ocasionada pelo espasmo muscular reflexo, possibilitando a restauração da amplitude de movimento.
Contra- indicações para a realização da técnica se da aos pacientes que fazem uso constante de anticoagulantes ou que apresentem doenças infecciosas na pele.
O agulhamento seco tem mostrado resultados satisfatórios como medida analgésica e relaxamento muscular, MUITAS DAS VEZES DE FORMA IMEDIATA, preparando este músculo para intervenções terapêuticas direcionadas ao resgate gestual e postural, assim como treinamento de força, resistência muscular e volta do paciente para as atividades diárias.
Marque sua Consulta: (19) 3037-0034

Nenhum comentário:

Postar um comentário