terça-feira, 27 de março de 2012

Qualidade de Vida na Melhor Idade


Aposentadoria, repouso, tempo de sobra e muito lazer. Infelizmente, a melhor idade não é época apenas de descanso. Nessa fase, o envelhecimento do corpo acaba pregando algumas peças e, mais do que nunca, é hora de se cuidar.

A acupuntura, técnica oriental conhecida pela aplicação de agulhas em alguns pontos específicos do corpo, pode ser usada como tratamento de diversas doenças que atingem os idosos. “Na terceira idade, a acupuntura pode ser uma grande aliada da saúde e da qualidade de vida, pois ativa o funcionamento dos órgãos, de acordo com o biorritmo de cada indivíduo”, explica a fisioterapeuta acupunturista Magali Sefrian, diretora de ensino do Grupo CBES – Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos.

Os distúrbios mais comuns tratados pela acupuntura são de origem cardiorrespiratória, neurológica ou reumato-ortopédica. Contra as doenças cardiorrespiratórias - como arteriosclerose, hipertensão arterial, pressão sanguínea irregular e patologias pulmonares -, a acupuntura aumenta o fluxo e a absorção do oxigênio no organismo, prevenindo até mesmo enfisema pulmonar e controlando a dor.

Já as doenças reumato-ortopédicas, muito comuns entre os idosos, causam incapacidade de locomoção, restrições articulares e permanência prolongada em leitos. “Nesses casos, a acupuntura age nas células ósseas, aumentando a deposição de cálcio, gerando maior rigidez e proteção aos impactos externos, causados por quedas”, descreve a dra. Magali Sefrian. “Além disso, a aceleração do metabolismo movimenta substâncias importantes para a nutrição dos tendões, músculos e lubrificação de articulações”.

Grandes inimigas dos idosos são, também, as doenças neurológicas, como perda de memória, Acidente Vascular Cerebral, Mal de Alzheimer ou de Parkinson. Contra esses problemas, a acupuntura pode ter resultados bastante satisfatórios, com aumento do fluxo sangüíneo na região e estimulação nas áreas de coordenação motora e de fala. No caso do Mal de Parkinson, a técnica retarda a progressão da doença e diminui os sintomas, principalmente os tremores característicos da doença.

Outro problema comum na terceira idade é o sentimento de exclusão que o idoso passa a ter em relação à sua família e à sociedade, além de muitas vezes necessitarem da ajuda de outras pessoas para realizar as tarefas diárias. “Isso tudo acarreta em um quadro intenso de estresse e ansiedade, debilitando ainda mais seu organismo enfraquecido. A acupuntura vem beneficiar a diminuição desse estresse, melhorando o metabolismo e aumentando a sensação de bem-estar”, salienta a acupunturista.

Além de tantos benefícios, o tratamento pode prevenir diabetes, mobilizar a glicose no organismo, equilibrar hormônios, facilitar a eliminação de substâncias tóxicas e potencializar a ação de medicamentos que o paciente esteja tomando, alopáticos ou homeopáticos.

Exercícios físicos na terceira idade retardam envelhecimento e melhoram a qualidade de vida

Quem espera chegar aos 60 anos e finalmente descansar, pode ter uma pequena surpresa. A terceira idade – conhecida como “melhor idade” – pode ser muito monótona para quem fica parado! “Pessoas na terceira idade devem fazer exercícios. A melhoria na condição física traz inúmeras vantagens, inclusive o retardamento do processo de envelhecimento biológico, favorecendo a longevidade”, explica Raul Osieck, professor de pós-graduação em Educação Física, do CBES – Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos.

Redução da pressão arterial, do colesterol total e da gordura corporal são apenas alguns dos inúmeros benefícios da prática de exercícios. “A atividade física permite também que o idoso desenvolva melhor condição cardiovascular, tendo mais fôlego para subir escadas, brincar com os netos, enfim, para curtir a vida”, observa o professor. Além disso, alguns problemas específicos dessa fase da vida podem ser prevenidos e combatidos com exercícios orientados, como é o caso da osteoporose ou problemas articulares. “As atividades com sustentação de peso pode retardar a perda da massa óssea e, até mesmo, aumentar a massa óssea, tanto em homens quanto em mulheres” ressalta.

Os exercícios mais indicados são aqueles que promovem ganho de flexibilidade, força e propicia condição aeróbica, como caminhadas e pilates. Para aproveitar melhor as atividades e com segurança, os limites devem ser sempre respeitados. “Há a necessidade de uma avaliação fisiológica detalhada para que o educador físico ou o fisioterapeuta prepare uma seqüência ideal e individualizada”, frisa Osieck e completa “uma avaliação médica também é fundamental para verificar se a pessoa não tem limites ortopédicos, cardiológicos ou hormonais”.

Corpo saudável, vida feliz

Mais que apenas garantir a saúde física, a prática de atividades altera a qualidade de vida nos anos da melhor idade. Dentre os resultados positivos que o exercício físico promove, pode-se constatar um aumento da sensação de bem-estar, melhoria da auto-estima e, até mesmo, um incentivo para reeducação alimentar.

“Os praticantes regulares de atividades físicas e intelectuais criam um novo paradigma de vida, uma vida saudável em todos os aspectos, inclusive emocional”.



O Espaço Forma & Equilíbrio, tem como objetivo a melhora da qualidade de vida de seus clientes

Trabalhamos com: Acupuntura Auricular e Sistêmica, Pilates solo e bola, Massagem Relaxante Anti- Stress, Estética Facial e Corporal.

Ligue e Agende seu Horário (19) 3037.0034

quinta-feira, 22 de março de 2012

FIQUE LIVRE DA DOR!

DRY NEEDLING (AGULHAMENTO À SECO)
A síndrome dolorosa miofascial (SDM) é caracterizada pela presença de pontos dolorosos denominados de pontos-gatilho, que se localizam no músculo, fáscia muscular e tendões. Pode afetar grupos musculares, ocasionando dor, diminuição da amplitude de movimento e fraqueza. A dor miofascial é causa mais comum de dor crônica músculo-esquelética na prática médica. Seu diagnóstico varia entre 30 a 85% dos pacientes que se apresentam nas clinicas com dor, sendo mais comum nas mulheres do que nos homens.
imagem: Internet
Acomete músculos, tecido conectivo e fáscias, principalmente, da região cervical, ombros e lombar. Apesar de comum, muitos profissionais da área da saúde e pacientes não a reconhecem, pois o achado é exclusivamente clínico. Muitos desses pacientes são tratados como bursite, artrite, tendinite ou doenças viscerais e não vêem melhora no quadro clínico, pois o tratamento não é feito baseado na real disfunção.
Essa síndrome tem como uma de suas principais características um ciclo vicioso de dor-espasmo-dor (dor - tensão muscular - inatividade física - encurtamento de músculos e tendões - contraturas - dor) além da presença de pontos-gatilhos (pontos dolorosos localizados no músculo e que também podem irradiar dor para outros locais).
O Agulhamento à Seco do ponto-gatilho (trigger point Dry Needling) é um procedimento amplamente difundido e usado por fisioterapeutas ao redor do mundo como parte da prática clínica ou concomitante a outros métodos de terapia física. Caracteriza-se como um tratamento específico para a desativação do ponto-gatilho, em que agulhas de acupuntura são inseridas na pele ou no músculo dos pacientes que apresentam a síndrome dolorosa miofascial.
imagem: Internet

Baldry sugere que quando a agulha perfura a pele, as fibras A delta são ativadas resultando na inibição das fibras C provenientes de estímulos dos pontos- gatilhos ativos, por consequência, a banda muscular relaxa com quebra o ciclo de contração muscular sustentada, assim, impedindo a crise energética ocasionada pelo espasmo muscular reflexo, possibilitando a restauração da amplitude de movimento.
Contra- indicações para a realização da técnica se da aos pacientes que fazem uso constante de anticoagulantes ou que apresentem doenças infecciosas na pele.
O agulhamento seco tem mostrado resultados satisfatórios como medida analgésica e relaxamento muscular, MUITAS DAS VEZES DE FORMA IMEDIATA, preparando este músculo para intervenções terapêuticas direcionadas ao resgate gestual e postural, assim como treinamento de força, resistência muscular e volta do paciente para as atividades diárias.
Marque sua Consulta: (19) 3037-0034

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mês da Mulher


Promoção Imperdível



No mês das Mulheres, Limpeza de Pele, por apenas

R$ 40,00 aos sábados!



Promoçaõ válida até 31-03-2012



terça-feira, 13 de março de 2012

Diferença de Pilates no Solo e Pilates nos Aparelhos

Com a rápida popularização do Pilates, um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20 – têm surgido inúmeras variações dessa atividade física voltada tanto para a reabilitação quanto para o fitness. Engana-se quem pensa que o Pilates Solo – também conhecido como Mat Pilates, é uma atividade “morna”. Há quem imagine que o Pilates é apenas alongamento com educação postural e respiração… vai muito além disso.
A diferença básica entre o Pilates com aparelhos e o solo, é que no primeiro você conta com a ajuda das molas, da cama, das empunhaduras, esses recursos auxiliam a realizar certos movimentos. No Pilates Solo, você depende da força do próprio corpo para realizá-los: o centro dos movimentos, no abdome e na coluna lombar. Alguns exercícios se tornam mais pesados no Pilates Solo porque o praticante não tem a ajuda do aparelho. Além de fortalecer o corpo inteiro, trabalha-se muito com alongamento e acrescenta-se uma parte lúdica ao exercício, porque geralmente os alunos acham divertido trabalhar com a bola. E, ao mesmo tempo em que se trabalha o fortalecimento e o alongamento, exercita-se o equilíbrio. O Pilates feito no solo com acessórios, traz benefícios diversos ao corpo e a saúde em geral. O trabalho é progressivo, intenso, promove força, flexibilidade e equilíbrio. O Pilates Solo atende a diversos públicos, pois cada um vai dentro da própria limitação, e o avanço é impressionante. Normalmente as pessoas ficam surpresas com os resultados rápidos e com as mudanças no corpo na questão de estética e resposta a estímulos externos. Por isso, várias celebridades mudaram seus conceitos, adotaram o Pilates Solo e mudaram radicalmente a harmonia dos músculos e do bem estar, já que o mesmo não causa nenhum tipo de lesão nem encurtamento muscular.

Benefícios da Técnica de Pilates Solo
Você pode preservar um abdome retinho para sempre ao praticar o pilates. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates, estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro, como nos movimentos feitos no chão, técnica conhecida por mat pilates, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante. Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes. Tanto em aparelhos como no solo, o pilates é uma ginástica livre de impacto e que respeita a individualidade. No solo, os exercícios exigem ainda mais do praticante, que tem de controlar sozinho o seu corpo. O trabalho, porém, também pode ser facilitado com o uso de equipamentos como bolas e elásticos. Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos e ombros, entre outras.
A base do método é o centro de força, composto principalmente pelos músculos do abdome, região lombar, quadris e glúteos. O centro de força permanece contraído, dando sustentação para movimentação solta das pernas e braços. A prática também mexe com as emoções. Segundo Pilates, que estudou técnicas orientais como a ioga para desenvolver seu método, o centro de força controla não só os movimentos do corpo como as emoções. A adepta fica mais centrada, nos dois sentidos, físico e mental. Outro fator que interfere no bem-estar é o controle da respiração, fundamental para manter a postura durante os exercícios. A respiração adequada também ajuda a combater o stress, pois acalma a mente e controla a agitação.
O Mat Pilates se caracteriza por proporcionar maior flexibilidade, força muscular, concentração, com exercícios feitos no solo, melhorando a qualidade de vida geral, e prevenindo lesões da coluna, artroses, dores gerais, sendo praticado por atletas, bailarinos e simpatizantes da técnica que além de todos esses benefícios ainda deixa o corpo delineado, sem exagero de massa muscular.

Massagem Relaxante


A massagem relaxante é uma técnica que aplica movimentos repetitivos, intensos, delicados e firmes sobre os tecidos do corpo que podem proporcionar relaxamento físico e mental, melhorar a circulação, aliviar tensões musculares, trabalhar a flexibilidade entre outros inúmeros benefícios. Atualmente, é possível encontrar massagens com diversas aplicações estéticas, terapêuticas e como forma de relaxamento.
As técnicas de massagens ajudam a aumentar o nível da substância serotonina em nosso corpo proporcionando uma sensação de bem-estar e alegria, a massagem relaxante auxilia no processo para remover substâncias tóxicas das células que são prejudiciais ao nosso corpo, sendo uma técnica eficiente e rápida para combater o estresse.
Com uma rotina de trabalho estressante os músculos começam a tensionar, a respiração torna-se irregular, sensação de cansaço, cabeça e olhos doem. Uma sessão de massagem auxilia no reequilíbrio do corpo e da mente aliviando as tensões provocadas no dia-a-dia.
Uma clínica especializada em técnicas de massagens possui especialistas em técnicas orientais e ocidentais visando o relaxamento físico e mental, alívio de dores musculares, tratamento estético, terapêutico e aumento da flexibilidade.
Recomenda-se realizar a massagem relaxante em conjunto com hábitos de vida saudável como, por exemplo, a prática de exercícios físicos como o Pilates ou uma caminhada e ter uma alimentação balanceada que auxilia na prevenção de problemas de saúde e no combate ao estresse.
Benefícios de uma massagem relaxante:
- Melhora da circulação sanguínea;
- Diminuição considerável da tensão e dor;
- Redução da ansiedade;
O ESPAÇO FORMA & EQUILIBRIO, tem como objetivo a melhora da qualidade de vida de seus clientes e com isso oferece vários tratamentos.

Trabalhamos com Acupuntura e Pilates, visando à saúde e o bem estar físico e emocional de nossos clientes. Temos também tratamentos para reduzir medidas, gordura localizada, estrias, celulite, flacidez e limpeza de pele.
Após um dia de trabalho cansativo você merece uma boa massagem relaxante em um ambiente tranqüilo.
LIGUE E AGENDE SEU HORÁRIO 3037.0034!!!















segunda-feira, 5 de março de 2012

Reeducação alimentar



Você não precisa passar fome e seguir dietas rigorosas e absurdas para emagrecer. Com uma alimentação equilibrada, você consegue perder peso com segurança, estabelecendo padrões saudáveis para seguir.


Para isso, uma reeducação alimentar é necessária. Pesquisamos 10 dicas infalíveis que, se seguidas à risca, ajudarão a perder peso com saúde e de forma equilibrada. E o melhor, além de perder peso, melhora o organismo e energia.

- Ingerir muita água, no mínimo 2 litros por dia.

- Aumentar o número de refeições por dia e diminua a quantidade. Fazer de 5 a 6 refeições diárias.

- Controlar o uso do sal, para evitar inchaços e retenção de líquidos.

- Evitar qualquer tipo de fritura.

- Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados ao invés de fritos.

- Coma também alimentos crus, como vegetais e frutas.

- Comer feijão, ovos, carnes e espinafre, pois eles são ricos em ferro e ajudam a evitar a anemia.

- Sempre inicie as refeições com saladas, pois além de possuir fibras, ajudam a dar sensação de saciedade.

- Beber sucos e vitaminas logo após o preparo, evitando assim a perda das vitaminas.

- Evitar beliscar fora dos horários estabelecidos.

Seguindo as dicas acima, os resultados irão aparecer rapidamente, mas o ideal é fazer a reeducação alimentar junto a uma atividade física, para melhorar a sua saúde em geral.

atma.com.br