quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pilates: saúde e bem estar, exercícios para o corpo e a mente.


Reaprender a respirar, se posicionar, corrigir a postura. Embora pareça uma tarefa bastante difícil, a solução para tudo isso pode ser encontrada em um sistema de exercícios terapêuticos desenvolvido há quase um século: o método Pilates.
Criado por um atleta alemão, passou a ser utilizado por várias especialidades a partir da década de 90, indicado para tratamentos de dores crônicas, distúrbios ortopédicos, neurológicos e estéticos.
A técnica é baseada em seis princípios: controle da respiração, alongamento axial, que facilita a conquista do espaço ideal entre os ossos que formam as articulações, organização da cabeça, pescoço e pelve, alinhamento da coluna vertebral e de suas extremidades, e finalmente, a integração dos movimentos.
Através da associação destes princípios e realização dos exercícios, ocorre um aumento na flexibilidade/alongamento, equilíbrio, consciência corporal, força e melhora da postura. Ainda como conseqüência, consegue-se alcançar relaxamento muscular, melhora da concentração, coordenação e condicionamento físico geral, estimula a circulação sangüínea, além do efeito calmante.
Os movimentos são suaves, o que evita que sejam desenvolvidas lesões, visto que promove fortalecimento muscular uniforme, especialmente da musculatura abdominal e da coluna. Ao contrário da maioria dos exercícios, além dos maiores grupos musculares, atinge também os grupos menores e a musculatura mais profunda, agindo nas vértebras, proporcionando aparência mais tonificada à musculatura.
Podem ser realizados exercícios em diferentes tipos de aparelhos, com auxílio de bolas ou no solo, apenas utilizando o peso do corpo e ação da gravidade como resistência.
O trabalho com aparelhos é considerado uma evolução do método original, onde eram praticados somente exercícios no solo. Nele, são utilizadas a força da gravidade e molas para concluir com sucesso os movimentos que poderiam ser limitados por vários motivos, como dores ou bloqueios articulares. Tanto nos aparelhos como no solo, são realizados exercícios simples, com a utilização de um único músculo, ou exercícios mais complexos, recrutando a musculatura dos braços, pernas e tronco.
Tendo em vista que os exercícios são progressivamente planejados, podem ser realizados por qualquer pessoa, sem nenhuma contra-indicação absoluta, sendo indicado inclusive para tratamentos de idosos e gestantes.
As sessões são compostas por exercícios suaves e eficazes, direcionados individualmente para cada caso, sem desgaste físico, poucas repetições de cada movimento e grande variedade de exercícios, o que evita que as aulas tornem-se monótonas, proporcionando resultados rápidos e duradouros, e construção de uma postura correta e natural.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ação Social

Neste Natal a Equipe do Forma e Equilibrio está promovendo uma ação social entre amigos, familiares, alunos e pacientes.
Estamos arrecadando brinquedos para presentear as crianças da Casa Abrigo - Novo Amanhecer.
Participe! É muito importante que vc faça parte dessa corrente do bem, vamos proporcionar um Natal mais alegre e esperançoso para essa crianças carentes.
A idade das crianças variam de 1 ano e meio á 15 anos, meninos e meninas!

Para doar basta levar o brinquedo no Espaço Forma e Equilibrio ou ligar 19-3037.0034

Contamos com a participação de todos!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Drenagem linfática no pós-operatório

Criada nos anos 30 pelo dinamarquês Voldder e sua esposa, a drenagem linfática é uma técnica de massagem que proporciona a redução de líquidos acumulados no organismo e, quando realizada depois de uma plástica, reduz o edema (inchaço), ou seja, é obrigatória nesse período.


Após uma plástica, a drenagem linfática é obrigatória, já que ato cirúrgico causa algumas lesões no corpo que provocam o extravasamento de líquidos do interior das células para a camada abaixo da pele e à formação de cicatrizes e hematomas. A drenagem linfática distribui este líquido para os gânglios e com isso diminui o inchaço da região operada, além de ajudar a reabsorção de hematomas, acelerando o processo de cicatrização do corpo e diminuindo o risco de infecções secundárias. Indicada após a maioria das cirurgias plásticas, a drenagem se faz necessária devido à grande destruição de vasos e nervos causados pelas intervenções, que podem gerar edemas, dor e diminuição da sensibilidade cutânea, ou seja, desconforto ao paciente. “De maneira geral, a drenagem linfática realizada no pós-operatório imediato promove melhora do desconforto, afinal melhora a congestão tecidual e contribui também para o retorno precoce da normalização da sensibilidade cutânea local”, explica a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris (RJ).

Por que após a cirurgia ficamos inchados?
Nos traumas mecânicos, como na cirurgia plástica, pode haver alterações estruturais ou funcionais dos vasos linfáticos, causados normalmente por compressão (hematoma, fibrose). “Essa obstrução mecânica modificará o equilíbrio, resultando inevitavelmente em edema, que é definido como acúmulo de excesso de líquido no espaço intersticial como resultado de quebra do equilíbrio entre a pressão interna e externa da membrana celular ou uma obstrução do retorno linfático e venoso”, complementa o médico. Sendo o principal objetivo da drenagem linfática, drenar o excesso de líquido acumulado nos espaços intersticiais, de forma a manter o equilíbrio das pressões tissulares e hidrostáticas.

Como ela deve ser feita?
Indicada principalmente após a ritidoplastia, rinoplastia, blefaroplastia, preenchimento de rugas e sulcos, lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgia de mamas e outros procedimentos que possam desencadear um edema que persiste por mais de dois dias. Mas é importante salientar que em casos de inflamação dos vasos linfáticos, veias ou outros problemas venosos, a drenagem é contraindicada. A drenagem é realizada através de massagem lenta e delicada, além de diminuir o processo inflamatório causado pelo trauma, a drenagem retira o excesso de água (edema), toxinas e detritos locais (proteínas). O ideal é que se iniciem as sessões após as primeiras 48hs depois da cirurgia, sempre após liberação médica, pois ele vai avaliar cada caso e fazer a liberação. “Ela deve respeitar os moldes clássicos de drenagem linfática manual estabelecidas internacionalmente pelo Instituto Alemão de Linfologia, ou seja, nunca usará cremes ou óleos, sempre será de leve a extremamente leve, nunca deverá causar dor ou desconforto algum para o paciente e os movimentos serão sempre rítmicos e repetitivos”, descreve o esteticista Orlando Sanches, da Clinica Pós-Op (SP). São indicadas de seis a 20 sessões, de acordo com a indicação médica.

Antes também é legal!
No pré-operatório, a drenagem linfática é utilizada para estimular o sistema linfático, para que após o ato cirúrgico, o tecido que não for lesionado possa responder de forma mais eficiente. Normalmente as aplicações iniciam-se, no mínimo, uma semana antes da cirurgia e em dias alternados, sendo que a última aplicação deverá coincidir com a véspera do procedimento cirúrgico. Assim, todo o sistema linfático da face estará mais ativo e com maior capacidade de resposta durante o pós-operatório imediato.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Entrevista Rádio Brasil

Boa tarde Seguidores!

É com grande satisfação que o Forma e Equilíbrio - Espaço Saúde estará abordando o assunto "Qualidade de Vida", na rádio Brasil 590 Khz AM no Programa Boa Noite Santa Bárbara com Celso Ávila.

Fiquem todos ligados na sexta-feira dia 25/11 a partir das 20horas.

Grande abraço,

Equipe Forma e Equilibrio.



Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação e outras circunstâncias da vida.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Acupuntura: Um novo aliado no combate aos sintomas da menopausa

Com a chegada da menopausa e, conseqüentemente, das ondas de calor a pergunta acima é comum para algumas mulheres!

Também conhecidas como fogacho, as ondas de calor atingem aproximadamente 75% do público feminino nessa fase. Trata-se de um calor localizado no tronco, pescoço e cabeça, em geral acompanhado de vermelhidão facial, suor excessivo e também calafrios, com duração de um a cinco minutos. Apesar da curta duração, os fogachos podem se repetir em pequenos intervalos. O sintoma está diretamente ligado ao declínio da produção de estrogênios, hormônio responsável pela formas sinuosas do corpo feminino, e tem duração média de quatro anos.
Acupuntura: uma grande aliada!
Em estudo recente, apresentado na Sociedade Americana de Radiologia Terapêutica e Oncologia, pesquisadores descobriram que a acupuntura é tão eficaz para os fogachos quanto o antidepressivo Venlafaxina. Outra descoberta: ao contrário do medicamento, a acupuntura não causa efeitos colaterais, como náusea, dor de cabeça, dificuldade em dormir, tonturas, aumento da pressão arterial, fadiga e ansiedade.
Ao contrário. A acupuntura traz benefícios! A técnica promove a sensação de bem-estar, aumento da energia e do desejo sexual.
Conduzidos pelo Dr. Eleanor Walker, do Henry Ford Hospital, em Detroit (EUA), os pesquisadores acompanharam o tratamento de quarenta e sete pacientes com câncer de mama que sofriam com as ondas de calor. Após 12 semanas, os sintomas foram reduzidos para as mulheres que haviam sido submetidas à acupuntura, em comparação com aquelas que tinham tomado Venlafaxina. Os pesquisadores concluíram que a acupuntura foi tão eficaz quanto o remédio, no controle dos sintomas da menopausa, incluindo os afrontamentos e suores noturnos.
Tratamento
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura - Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio de Luna, a acupuntura de fato contribuí para a redução das ondas de calor durante a menopausa. Os pontos utilizados ficam na região compreendida entre o cotovelo e as mãos e entre os joelhos e os pés, com alguns poucos pontos também na orelha. Segundo o especialista, o tratamento deve ser realizado duas vezes por semana até acabar com os sintomas ou minimizá-los ao máximo.
Em entrevista para o Blog da Saúde, o Dr. Márcio de Luna comentou os benefícios da acupuntura para as mulheres, em especial durante a menopausa.
- No tratamento da menopausa, como a acupuntura age no corpo?
A acupuntura age regulando o hipotálamo, região do cérebro responsável por manter o equilíbrio das funções internas corporais, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, auxiliando na regulação da temperatura corporal. Por conta das grandes oscilações hormonais típicas dessa fase da vida da mulher, em que os ovários estão diminuindo sua função, ora produzindo muitos hormônios (além da necessidade do corpo), ora produzem poucos, o hipotálamo acaba se descontrolando. A acupuntura age justamente restabelecendo esse grande termostato do nosso organismo que existe no hipotálamo.
- Quanto tempo em média dura o tratamento?
Nós indicamos que a aplicação seja feita 2 vezes por semana. O tratamento completo é mantido até que os sintomas da menopausa desapareçam, o que pode durar de 6 meses a 1 ano, em geral.
- Há chances de os “fogachos” voltarem após o tratamento com a acupuntura?
Em média, não. Porém, há algumas mulheres que têm uma recaída e o sintoma volta aparecer. Nesses casos, indicamos prontamente que ela retorne para um tratamento corretivo de curta duração, antes que o problema tome proporções maiores.
- Quais outros benefícios que a acupuntura pode trazer para a mulher?
Melhora na libido, retarda o envelhecimento, melhora a performance física, promove o bom-humor, diminui e controla as enxaquecas, melhora a circulação periférica nas varizes (sem fazer desaparecê-las), melhora o intestino preso, entre outros benefícios à saúde da mulher.
- O tratamento com a acupuntura é indicado para outros momentos ou doenças que acometem as mulheres?
Sim. Devido à enorme gama de indicações da acupuntura, seria até mais fácil dizer para o que ela não é indicada. A acupuntura é recomendada para o tratamento de doenças respiratórias e alérgicas, digestivas, emocionais, ortopédicas e traumatológicas, reumatológicas, no pré e pós-operatório, na geriatria, no stress, na ginecologia, entre outros.
Explicação científica
Pesquisas recentes comprovam os efeitos benéficos e até encontram explicações científicas para acupuntura.
Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma denominação especial para esses métodos: são as terapias integrativas.
Criada há quatro mil anos, a acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos do corpo. Pela explicação tradicional, ela ativa determinadas correntes energéticas para equilibrar a energia do organismo. Cientificamente, as agulhas teriam efeitos no sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal), atuando contra a dor. As células cerebrais são ativadas e liberam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar.

Um estudo realizado na Universidade de Rochester (Nova Iorque/EUA) com camundongos descobriu uma novidade: a terapia, que atinge tecidos mais profundos da pele, teria efeitos no sistema nervoso periférico. Assim, as agulhas estimulam também a liberação de outro neurotransmissor, a adenosina, com poder antiinflamatório e analgésico.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pilates x Diabetes


Pilates desenvolve um Papel importante na prevenção e controle da Diabetes Mellitus, já que ajuda a controlar o peso e diminuir o nível de açúcar no sangue.
A diabetes é uma desordem do metabolismo, o processo que converte o alimento que ingerimos em energia. Durante a digestão os carboidratos são absorvidos pelo corpo em forma de glicose. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é o fator mais importante neste processo. O diabético não produz a quantidade necessária de insulina, por outro lado, a glicose em vez de transformar-se em energia se acumula no sangue ocasionando graves problemas.
Para o diabético é importante fazer exercícios, no entanto, deve cuidar da intensidade e do tipo de exercícios que realiza. A pessoa com diabetes deve ser avaliada de forma adequada antes de entrar em qualquer exercício físico. O exercício sem supervisão pode ter efeitos negativos, por exemplo, levantar peso demais aumenta a pressão nos vasos sanguíneos dos olhos. Da mesma forma outras pessoas podem ter problemas com os nervos dos pés ou das pernas, e estão suscetíveis a lesões.
Pilates é recomendado especialmente para pessoas cujo a saúde não permite praticar esportes e atividades fortes e com risco de gerar lesões. Pilates não requer grande força física nem de longas horas de exercício, e é de baixo impacto.
Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos ajudam a melhorar os níveis de glicose no sangue. No exercício aeróbico, o primeiro elemento que se consome é a glicose já convertida. No exercício enaeróbico (PILATES), é feita a queima de carboidratos (antes de ser convertido em glicose) e gordura mais rápido aumentando o gasto das calorias, ou seja, ajudam a melhorar a combustão da glicose e isto muda a maneira com que o corpo reage a insulina, aumentando a sensibilidade do corpo ao mesmo.
Os altos níveis dos hormônios provenientes da tensão aumentam o nível de açúcar no sangue. O Pilates pelo contrário pode ajudar a melhorar sua saúde baixando o nível de estresse.
Pilates reduz o risco de problemas do coração que é um dos sintomas freqüentes das pessoas que tem diabetes. Melhora a circulação arterial, prevenindo de problemas cardíacos, a função intestinal, a circulação nos membros inferiores, reduzindo o mau colesterol e elevando o bom, mantendo os ossos fortes, reduzindo o risco de quedas, aumenta a energia e ajuda a manter a estabilidade emocional.
O Pilates pode ser um elemento importante no controle de diabetes. No entanto, o diabético deve cuidar de sua alimentação e seguir rigorosamente as recomendações médicas.

Fonte:
http://www.revistapilates.com.br/2011/04/13/pilates-x-diabetes/

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Massagem Relaxante Anti-Stress


A Massagem Relaxante é executada aplicando movimentos firmes e suaves sobre o corpo, proporcionando relaxamento muscular, melhoria da circulação sanguínea, alívio de tensões no pescoço e ombros entre outros benefícios. Existem diversas técnicas de massagem para praticamente todos os fins: correção postural, relaxamento, pós cirúrgica entre outras. Com a Massagem Relaxante, os músculos tensos e doloridos relaxam. É uma ótima indicação para pessoas com fibromialgia. A massagem relaxante é uma técnica com toques mais leves para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento.
O principal deles é a ocitocina, que diminui o estresse, combate o medo e melhora relacionamentos. A massagem relaxante também abaixa a pressão sanguínea, melhora o sistema digestivo, proporciona benefícios físicos e psicológicos, aliviando dores musculares, diminuição da ansiedade, irritabilidade, aumenta sua flexibilidade, elasticidade entre outros. Esta técnica é uma ótima alternativa para pessoas que passam por dificuldades ou se sentem angustiadas. É muito indicada para quem tem problemas de insônia ou acorda com sensação de cansaço. Quem tem dias corridos nas grandes cidades costuma sentir melhor os efeitos da massagem relaxante. Ela acalma a mente das pessoas.
Todos os sistemas do corpo reagem positivamente à técnica. O coração bate mais calmo, a respiração melhora e fica mais profunda, a pressão sanguínea normaliza e o intestino funciona melhor.
A massagem relaxante traz para a pessoa o bem estar, mais vigor e vontade. É altamente terapêutica, ajuda na reflexão e acalma antes de alguma atividade que dá medo, como uma prova ou discurso em público. Mantém os efeitos bons pelo resto do dia ou por mais tempo. A massagem relaxante tem um efeito calmante no sistema nervoso. O SNA (sistema nervoso autônomo) tem duas divisões: o sistema simpático (entre outros, responsável pela boa digestão e uma boa vida sexual) e o sistema parassimpático (entre outros, responsável por atividades mais físicas). A massagem relaxante liga o sistema parasimpático e desliga o sistema simpático.
Na vida ocidental,é difícil desligar o sistema simpático do estresse e muitas pessoas raramente se sentem calmas. Este estresse pode levar a problemas intestinais (intestino preso ou hiperativo) e problemas sexuais (impotência ou falta de vontade sexual). A massagem relaxante abaixa o ritmo cardíaco, tem efeitos bons na pressão sanguínea e deixa a pessoa disposta a enfrentar o estresse do dia a dia.
Toque é vital. Pessoas precisam ser tocadas para ter mais energia na vida. A massagem relaxante é um ótimo investimento para seu próprio bem estar.


Promoção

2 Sessões de Massagem Relaxante + 2 Sessões de Acupuntura

De R$ 160,00 Por R$ 96,00

Aproveitem! Ligue e Agende Seu Horário (19) 3037.0034

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

13 DE OUTUBRO - DIA DO FISIOTERAPEUTA

Ser Fisioterapeuta é ter duas mãos e um coração entre elas, é manter expressão serena, mesmo com a alma desesperada, manter a mente quieta mesmo diante do desespero,ter um brilho no olhar mesmo quando não temos esse mo...tivo, é transformar lágrimas em desabafo e ser humana para dar conforto.
O coração estremece por muitas vezes cheio de emoções inexplicáveis, mas proporcionando o alívio dentro da alma, levando conforto para o coração e com nossa sabedoria poder proporcionar a reabilitação.
Ser fisioterapeuta é acreditar na esperança que dias melhores virão, é vencer o sentimento de onipotência que nós é erroneamente delegado, é reconhecer nossos próprios limites.
Mas, acima de qualquer coisa, fazei Deus que nunca perca a capacidade de chorar e jamais esquecer que em minhas minhas mãos junto com Sua mão existe o maior milagre "A vida".


PARABÉNS PRA NÓS E TODOS OS FISIOTERAPEUTAS!

A CIÊNCIA NA MENTE E O CORAÇÃO NAS MÃOS!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A força do Pilates

O método começa a ser indicado por médicos e ganha espaço dentro dos hospitais para auxiliar na recuperação de males como dor, câncer e doenças neurológicas





terça-feira, 4 de outubro de 2011

Barriguinha sequinha no verão!!!

Uma barriguinha sequinha e um corpo perfeito exigem dedicação e disposição. Alimentação saudável, tratamentos estéticos e atividades físicas são essenciais para conseguir moldar as curvas e ajustar o peso. É muito importante escolher uma atividade prazerosa e relaxante, para não transformar a hora de se cuidar em uma tortura.

Um dos exercícios mais indicados para secar a barriga, corrigir a postura e tonificar os músculos é o Pilates. “No pilates, chamamos toda a região que compreende os músculos abdominais e a lombar de core ou de centro de força do nosso corpo. O trabalho com foco nesse cinturão ajuda a harmonizar automaticamente o movimento das pernas e dos braços, além de exercitar intensamente a barriga”, explica Eduardo Fraga, fisioterapeuta e dono do Studio D&D Pilates.
A prática do pilates é tiro e queda para se preparar para o verão. “Um dos maiores mitos da luta contra a barriga é acreditar que os pneuzinhos desaparecem depois de alguns meses fazendo apenas exercícios abdominais. Essa atividade não promove a queima de gordura, mas sim o enrijecimento da musculatura da região do abdômen. O ideal é combinar de três a cinco movimentos que envolvam as várias partes do abdômen, que deve ser trabalhado como um todo”, explica Eduardo.
O pilates, quando praticado frequentemente é um poderoso aliado para a saúde. Depois de corrigir a postura e moldar as curvas, é indicado continuar o processo com meia hora de caminhada diária para melhorar o condicionamento físico e a disposição para enfrentar as maratonas do dia a dia.

Fonte: Toque Feminino

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pilates em Grupo



Novidade

Forma e Equilíbrio - Espaço Saúde
Aulas de Pilates em Grupo


Oferecemos aulas de Pilates para duplas e pequenos grupos de até quatro alunos, com atenção individualizada e respeitando sempre as possibilidades e as necessidades específicas de cada praticante.
As aulas em grupo são indicadas para aqueles que já têm uma experiência prévia com o método e não possuam contra indicações para o trabalho coletivo.
Os exercícios são realizados no solo, com acessórios como Magic Circle®, Bolas de varios tamanhos, faixa elástica, bastão, tornozeleiras, entre outros.

Lembrando também, que as aulas individuais continuam a todo vapor!
A escolha é sua!

Ligue a agende uma aula experimental!
19-3037.0034

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta das 7:30 as 21:00hrs
Sábados das 8:00 as 12:00hrs

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Limpeza de Pele

Mas afinal, o que é a limpeza de pele?

No dia-a-dia, lavamos o rosto com sabonete ou outro tipo de produto. Mas é também aconselhado a realização periódica de uma limpeza mais profunda. Quem tem “cravos” e “espinhas” pode beneficiar de uma limpeza profissional, que vai ajudar a controlar o problema.

Os “Cravos” e “espinhas” são lesões na pele com acne. Na acne mais leve temos apenas os “cravos”, sem inflamação. Quando o “cravo” se inflama, surge a “espinha”. Essas “espinhas”, dependendo das condições e evolução da acne, podem tornar-e mais profundas ou extensas, chegando até a um grau muito grave.

O “cravo” aparece quando o aumento do oleosidade, combinado com o encerramento do poro, gera um endurecimento do sebo (óleo) dentro desse mesmo poro. A limpeza de pele serve para esvaziar os poros, retirando os cravos. Isso ajuda a evitar a inflamação, além de manter a pele com uma aparência melhor. Se a sua pele apresenta espinhas, recomenda-se a limpeza uma vez por mês, pelo menos. As peles oleosas, com cravos, mas sem inflamação, podem fazer este tratamento de 3 em 3 meses.

Uma limpeza de pele deve ser feita com esteticistas profissionais. Ela dura em torno de 1 hora e consiste nos seguintes passos:
  • limpeza superficial: retirada de maquilhagem e outros elementos na camada superficial da pele.
  • esfoliação: produtos especiais removem as células mortas na superfície da pele.
  • desincrustação: cremes específicos amolecem a superfície da pele, facilitando a retirada dos cravos.
  • vapores: vapores especiais são utilizados para abrir os poros, facilitando a retirada dos cravos e ajudando a desinfectar a pele.
  • extracção: retirada dos cravos. Pode ser feita com as mãos ou com aparelhos. Cravos brancos são “fechados” e, portanto, tem que ser abertos com uma microagulha para serem retirados.
  • máscaras: a limpeza é finalizada com uma ou mais mascaras. Servem para acalmar, hidratar e recuperar a pele, restaurando as condições ideais da pele e protegendo-a.
Lembre-se que em casos de espinhas inflamadas com pus, a limpeza de pele não é recomendada.  A inflamação deve ser tratada antes de fazer qualquer outro procedimento.

Fonte: http://www.faccia.pt/limpeza-de-pele.html

Quando fizer uma limpeza de pele profissional fique atento:
  • Apenas especialistas devem fazer o tratamento em sua pele.
  • Escolha um centro estético que visilvelmente faz questão de ter o ambiente limpo e higienizado.
  • Material sempre descartável.
  • Muitos especilistas utilizam a ionização. Um tratamento que utiliza estimulação elétrica, recomendada para peles muito secas.
Intervalo de tempo para realização da limpeza de pele:
- Peles secas: aproximadamente uma sessão a cada dois meses.
- Peles oleosas: aproximadamente uma sessão por mês.
Procure um dermatologista, independente se tem ou não algum problema, só o profisional poderá dar orientações e indicar os tratamentos necessários para manter sua pele bonita e hidratada.
Fonte: http://guiaestarbem.blogspot.com/2009/10/limpeza-de-pele-profissional.html

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TRATAMENTO PARA ESTRIAS


As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres na gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culote e nádegas.

 imagem: internet
 
 Para evitar as estrias recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias e que estejam em fase de crescimento intenso ou aumento de peso. Deve-se beber pelo menos 3 litros de água diária e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
As estrias são lesões irreversíveis e, portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. O tratamento visa melhorar o aspecto estético estimulando a formação de tecido colágeno nas lesões. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas a usada com o Striat.
O Striat é um dos melhores métodos para o tratamento das estrias, pois seu estímulo elétrico está baseado na compilação dos efeitos intrínsecos da corrente contínua (galvânica) que promovem uma inflamação aguda localizada, sem qualquer efeito sistêmico, mas extremamente eficiente na regeneração do tecido conjuntivo rompido, promovendo por sua contratura, o estreitamento das estrias e, assim, tornando-as imperceptíveis.

 imagem: internet
 
Normalmente são realizadas 10 sessões ou mais sendo 1 sessão por semana dependendo de cada paciente.
Antes de iniciar o tratamento é realizada uma avaliação, pois existem precauções e contra-indicações do tratamento. 

Saiba mais sobre o assunto e agende uma avaliação gratuita! – (19) 3037-0034

Adriana F. Montalvão
CREFITO3/130601-F
Fisioterapeuta



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Corrente Russa

A Corrente Russa ou Estimulação Russa é o nome do tratamento de tonificação muscular realizado através de um aparelho de eletroterapia capaz de promover a contração muscular, por meio de corrente elétrica de média e baixa frequencia, despolarizada.
Hoje a corrente russa é muito utilizada para os tratamentos estéticos de flacidez muscular e modelagem corporal.

Indicação: Flacidez

Como funciona: A corrente russa possibilita trabalhar fibras musculares vermelhas, que são as de tonicidade e as brancas que são de velocidade.
A forma de usar a estimulação russa muda de acordo com a finalidade do tratamento, que é indicado para flacidez muscular dos glúteos, abdome, coxas, braços. Pode ser feito no pós-parto após emagrecimento, antes e depois de cirurgias plásticas. Em atletas recupera a força muscular, além de estimular o fluxo sangüíneo e linfático.

Numero de sessões indicadas: 10 sessões

Fonte: http://www.esteticabrasil.com.br/correnterussa.htm

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Drenagem Linfática



É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas. A drenagem linfática pode ser aplicada de forma manual ou por meio de uma modalidade recente, a eletroestimulação. Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa, muita gente acha que a Drenagem Linfática é dolorida.

Muitas pessoas acham e perguntam: tem que doer para funcionar?
Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, a Fisioterapeuta não aplica muita pressão, já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto.
A idéia é essa técnica seja inclusive relaxante, trazendo o bem-estar, o que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis.

Muitas pessoas também pensam e pergutam: A Drenagem Linfática deixa a gente roxa?
Não, não se deve deixar roxa, especialistas da área enfatizam que não, caso surjam hematomas significa que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos, como já foi dito, a Drenagem Linfática verdadeira é “suave”.

É possível que a Drenagem Linfática profunda seja capaz de modelar o corpo?
Não, a maioria dos especialistas afirmam que a Drenagem Linfática não pode ser chamada de profunda. Drenagem linfática é um estímulo externo do trabalho natural da linfa, e só existe uma maneira de aplicá-la: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Muitas pessoas confundem drenagem linfática com massagem clássica modeladora, essa sim é executada com maior pressão, para trabalhar os nódulos celulíticos e porções de gordura localizada.

Mas ela funciona sozinha?
Em muitos dos tratamentos sim, depende do que se pretende e se espera do tratamento, para reduzir a retenção de líquidos e favorecer a eliminação das toxinas, a Denagem Linfática oferece ótimos resultados, para quadros de celulite e gordura localizada mais graves, costuma-se utilizar o ultra-som, que produz ondas eletromagnéticas para facilitar a dissolução de nódulos e gordura.

Como a Drenagem Linfática pode combater a celulite?
Segundo especialistas a celulite é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarretam à má oxigenação dos tecidos, sem a devida nutrição ele endurece até formar os nódulos. A Drenagem atua justamente ai, quebrando esse ciclo e eliminando a retenção de líquidos.

E a gordura?
Se bem aplicada a Drenagem Linfática diminui a retenção de líquidos em áreas do corpo que são propensas ao acúmulo de gordura, além de ativar o metabolismo favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

Existe algum resultado expressivo contra a Flacidez?
Existem diversas opiniões sobra o assunto: Diversos profissionais afirmam que ela não tem ação sobre a flacidez, outros afirmam que ela melhora um pouco a flacidez já que facilita a oxigenação local e a organização das células e fibras de sustentação. A Drenagem Linfática pode contribuir para a prevenção da flacidez da pele, pois ela está produzindo um tecido melhor nutrido, mas ela não recupera a flacidez já existente, principalmente se houver sobra de pele.

Temos que utiliuzar algum creme para a execução da Massagem?
Existem diversos métodos de aplicação para a Drenagem Linfática, a técnica Leduc, uma das mais utilizadas, não utiliza cremes e consiste apenas em movimentos suaves. Outros métodos utilizam cremes para melhorar o deslizamento das mãos.

E os resultados? Quando aparecerão?
Especialistas na área recomendam um mínimo de dez sessões para obter algum resultado efetivo, mas na primeira sessão, pode-se observar uma melhora visível do inchaço, e no funcionamento do aparelho digestivo.

A Drenagem Linfática tem alguma contra-indicação?
Sim, essa técnica de massagem é contra-indicada para mulheres com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados, as que têm um histórico de problemas circulatórios serão as mais beneficiadas com a ação da Drenagem Linfática, pois o resultado é mais visível com a diminuição da retenção de líquidos, mas os resultados são bons para ambos.


Saiba mais sobre o assunto! Entre em contato: (19) 3037-0034


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pilates no Aparelho ou solo?

         
 X

Hoje em dia com o sucesso do método pilates existem muitas variações na arte de Joseph Pilates. As modalidades de solo e com aparelhos são consideradas as duas únicas vertentes do método original.
Alguns estúdios distinguem as duas práticas, indicando o Pilates Solo como se fosse um “Pilates para iniciantes”, quando trata-se justamente o contrário. No fim das contas as duas modalidades são uma só, diferenciadas apenas pelo nível de prática do aluno.
No Pilates com Aparelhos você tem  um auxilío de  cama, empunhaduras, grandes estruturas de madeira e metal, cheias de molas e tiras de couro, que promovem exercícios mais leves reduzindo impacto, e por isso, são indicadas principalmente para os iniciantes.
No Pilates Solo também conhecido como Mat Pilates, você depende da força de seu próprio corpo para realizar os exercícios, e, por isso, são considerados mais pesados do que os que utilizam aparelhos. Ou em outras palavras: para alunos em nível mais avançado.
O Pilates é uma ginástica de baixo impacto e que respeita a individualidade. Não importa qual das duas modalidades você for praticar, o método proporciona corpos fortes, flexíveis e saudáveis, melhora na postura, desenvolvimento muscular equilibrado, treinando o corpo como um todo.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

5 Motivos para praticar Pilates!!!

 



1. Melhora da Postura
Sua coluna suporta o peso do seu corpo e permite que o seu corpo se desloque com facilidade e conforto.  Essa é a teoria.  Mas, na prática, horas passadas sentado a frente do computador ou da TV, acabam fazendo com que a coluna perca a forma natural, em S, resultando em dores nas costas e ombros arredondados. O Pilates contribui para realinhar a coluna vertebral e melhorar a postura.

2. Alívio da dor nas costas
A maioria dos problemas de coluna é proveniente de má postura e maus tratos à coluna. Por realinhar a sua coluna e conscientizar a postura, muitas dores nas costas podem ser totalmente eliminadas.

3. Uma boa noite de sono
Pergunte a qualquer um quais as três coisas essenciais para a vida e irão lhe responder: água, ar e alimentos. Poucas pessoas vão citar que dormir também é essencial para a qualidade de vida. São prescritos mais de 10 milhões de receituários de pílulas para disturbios do sono, a cada ano na Inglaterra. O que lhe dá uma noção do número de pessoas que sofrem de insônia em todo o mundo. A prática de Pilates pode ajudar alongando os músculos, liberando tensões e dores, o que pode, comprovadamente, desencadear o sono natural.

4. Aumento da força e resistência muscular, sem hipertrofia
Pilates ajuda a aumentar a sua força e resistência sem hipertrofia dos músculos, porque se concentra no desenvolvimento do “core” - músculos localizados nas regiões pélvica e abdominal, bem como nas costas. Através do alongamento e tonificação muscular e por corrigir sua postura, sua força e resistência natural melhoram.

5. Prevenção da osteoporose
Uma em cada duas mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos, no Reino Unido, irão quebrar um osso, principalmente por desenvolver osteoporose. A osteoporose afeta três milhões de pessoas no Reino Unido todos os anos, especialmente na coluna, punho e quadril que tornam-se frágeis e suscetíveis a fraturas. Ao promover a boa postura e equilíbrio, o pilates ativamente pode ajuda na prevenção da osteoporose e consequentes quedas.

Fonte: http://www.novapilates.com.br/