quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Limpeza de Pele

Mas afinal, o que é a limpeza de pele?

No dia-a-dia, lavamos o rosto com sabonete ou outro tipo de produto. Mas é também aconselhado a realização periódica de uma limpeza mais profunda. Quem tem “cravos” e “espinhas” pode beneficiar de uma limpeza profissional, que vai ajudar a controlar o problema.

Os “Cravos” e “espinhas” são lesões na pele com acne. Na acne mais leve temos apenas os “cravos”, sem inflamação. Quando o “cravo” se inflama, surge a “espinha”. Essas “espinhas”, dependendo das condições e evolução da acne, podem tornar-e mais profundas ou extensas, chegando até a um grau muito grave.

O “cravo” aparece quando o aumento do oleosidade, combinado com o encerramento do poro, gera um endurecimento do sebo (óleo) dentro desse mesmo poro. A limpeza de pele serve para esvaziar os poros, retirando os cravos. Isso ajuda a evitar a inflamação, além de manter a pele com uma aparência melhor. Se a sua pele apresenta espinhas, recomenda-se a limpeza uma vez por mês, pelo menos. As peles oleosas, com cravos, mas sem inflamação, podem fazer este tratamento de 3 em 3 meses.

Uma limpeza de pele deve ser feita com esteticistas profissionais. Ela dura em torno de 1 hora e consiste nos seguintes passos:
  • limpeza superficial: retirada de maquilhagem e outros elementos na camada superficial da pele.
  • esfoliação: produtos especiais removem as células mortas na superfície da pele.
  • desincrustação: cremes específicos amolecem a superfície da pele, facilitando a retirada dos cravos.
  • vapores: vapores especiais são utilizados para abrir os poros, facilitando a retirada dos cravos e ajudando a desinfectar a pele.
  • extracção: retirada dos cravos. Pode ser feita com as mãos ou com aparelhos. Cravos brancos são “fechados” e, portanto, tem que ser abertos com uma microagulha para serem retirados.
  • máscaras: a limpeza é finalizada com uma ou mais mascaras. Servem para acalmar, hidratar e recuperar a pele, restaurando as condições ideais da pele e protegendo-a.
Lembre-se que em casos de espinhas inflamadas com pus, a limpeza de pele não é recomendada.  A inflamação deve ser tratada antes de fazer qualquer outro procedimento.

Fonte: http://www.faccia.pt/limpeza-de-pele.html

Quando fizer uma limpeza de pele profissional fique atento:
  • Apenas especialistas devem fazer o tratamento em sua pele.
  • Escolha um centro estético que visilvelmente faz questão de ter o ambiente limpo e higienizado.
  • Material sempre descartável.
  • Muitos especilistas utilizam a ionização. Um tratamento que utiliza estimulação elétrica, recomendada para peles muito secas.
Intervalo de tempo para realização da limpeza de pele:
- Peles secas: aproximadamente uma sessão a cada dois meses.
- Peles oleosas: aproximadamente uma sessão por mês.
Procure um dermatologista, independente se tem ou não algum problema, só o profisional poderá dar orientações e indicar os tratamentos necessários para manter sua pele bonita e hidratada.
Fonte: http://guiaestarbem.blogspot.com/2009/10/limpeza-de-pele-profissional.html

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TRATAMENTO PARA ESTRIAS


As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres na gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culote e nádegas.

 imagem: internet
 
 Para evitar as estrias recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias e que estejam em fase de crescimento intenso ou aumento de peso. Deve-se beber pelo menos 3 litros de água diária e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
As estrias são lesões irreversíveis e, portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. O tratamento visa melhorar o aspecto estético estimulando a formação de tecido colágeno nas lesões. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas a usada com o Striat.
O Striat é um dos melhores métodos para o tratamento das estrias, pois seu estímulo elétrico está baseado na compilação dos efeitos intrínsecos da corrente contínua (galvânica) que promovem uma inflamação aguda localizada, sem qualquer efeito sistêmico, mas extremamente eficiente na regeneração do tecido conjuntivo rompido, promovendo por sua contratura, o estreitamento das estrias e, assim, tornando-as imperceptíveis.

 imagem: internet
 
Normalmente são realizadas 10 sessões ou mais sendo 1 sessão por semana dependendo de cada paciente.
Antes de iniciar o tratamento é realizada uma avaliação, pois existem precauções e contra-indicações do tratamento. 

Saiba mais sobre o assunto e agende uma avaliação gratuita! – (19) 3037-0034

Adriana F. Montalvão
CREFITO3/130601-F
Fisioterapeuta



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Corrente Russa

A Corrente Russa ou Estimulação Russa é o nome do tratamento de tonificação muscular realizado através de um aparelho de eletroterapia capaz de promover a contração muscular, por meio de corrente elétrica de média e baixa frequencia, despolarizada.
Hoje a corrente russa é muito utilizada para os tratamentos estéticos de flacidez muscular e modelagem corporal.

Indicação: Flacidez

Como funciona: A corrente russa possibilita trabalhar fibras musculares vermelhas, que são as de tonicidade e as brancas que são de velocidade.
A forma de usar a estimulação russa muda de acordo com a finalidade do tratamento, que é indicado para flacidez muscular dos glúteos, abdome, coxas, braços. Pode ser feito no pós-parto após emagrecimento, antes e depois de cirurgias plásticas. Em atletas recupera a força muscular, além de estimular o fluxo sangüíneo e linfático.

Numero de sessões indicadas: 10 sessões

Fonte: http://www.esteticabrasil.com.br/correnterussa.htm

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Drenagem Linfática



É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas. A drenagem linfática pode ser aplicada de forma manual ou por meio de uma modalidade recente, a eletroestimulação. Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa, muita gente acha que a Drenagem Linfática é dolorida.

Muitas pessoas acham e perguntam: tem que doer para funcionar?
Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, a Fisioterapeuta não aplica muita pressão, já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto.
A idéia é essa técnica seja inclusive relaxante, trazendo o bem-estar, o que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis.

Muitas pessoas também pensam e pergutam: A Drenagem Linfática deixa a gente roxa?
Não, não se deve deixar roxa, especialistas da área enfatizam que não, caso surjam hematomas significa que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos, como já foi dito, a Drenagem Linfática verdadeira é “suave”.

É possível que a Drenagem Linfática profunda seja capaz de modelar o corpo?
Não, a maioria dos especialistas afirmam que a Drenagem Linfática não pode ser chamada de profunda. Drenagem linfática é um estímulo externo do trabalho natural da linfa, e só existe uma maneira de aplicá-la: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Muitas pessoas confundem drenagem linfática com massagem clássica modeladora, essa sim é executada com maior pressão, para trabalhar os nódulos celulíticos e porções de gordura localizada.

Mas ela funciona sozinha?
Em muitos dos tratamentos sim, depende do que se pretende e se espera do tratamento, para reduzir a retenção de líquidos e favorecer a eliminação das toxinas, a Denagem Linfática oferece ótimos resultados, para quadros de celulite e gordura localizada mais graves, costuma-se utilizar o ultra-som, que produz ondas eletromagnéticas para facilitar a dissolução de nódulos e gordura.

Como a Drenagem Linfática pode combater a celulite?
Segundo especialistas a celulite é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarretam à má oxigenação dos tecidos, sem a devida nutrição ele endurece até formar os nódulos. A Drenagem atua justamente ai, quebrando esse ciclo e eliminando a retenção de líquidos.

E a gordura?
Se bem aplicada a Drenagem Linfática diminui a retenção de líquidos em áreas do corpo que são propensas ao acúmulo de gordura, além de ativar o metabolismo favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

Existe algum resultado expressivo contra a Flacidez?
Existem diversas opiniões sobra o assunto: Diversos profissionais afirmam que ela não tem ação sobre a flacidez, outros afirmam que ela melhora um pouco a flacidez já que facilita a oxigenação local e a organização das células e fibras de sustentação. A Drenagem Linfática pode contribuir para a prevenção da flacidez da pele, pois ela está produzindo um tecido melhor nutrido, mas ela não recupera a flacidez já existente, principalmente se houver sobra de pele.

Temos que utiliuzar algum creme para a execução da Massagem?
Existem diversos métodos de aplicação para a Drenagem Linfática, a técnica Leduc, uma das mais utilizadas, não utiliza cremes e consiste apenas em movimentos suaves. Outros métodos utilizam cremes para melhorar o deslizamento das mãos.

E os resultados? Quando aparecerão?
Especialistas na área recomendam um mínimo de dez sessões para obter algum resultado efetivo, mas na primeira sessão, pode-se observar uma melhora visível do inchaço, e no funcionamento do aparelho digestivo.

A Drenagem Linfática tem alguma contra-indicação?
Sim, essa técnica de massagem é contra-indicada para mulheres com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados, as que têm um histórico de problemas circulatórios serão as mais beneficiadas com a ação da Drenagem Linfática, pois o resultado é mais visível com a diminuição da retenção de líquidos, mas os resultados são bons para ambos.


Saiba mais sobre o assunto! Entre em contato: (19) 3037-0034


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pilates no Aparelho ou solo?

         
 X

Hoje em dia com o sucesso do método pilates existem muitas variações na arte de Joseph Pilates. As modalidades de solo e com aparelhos são consideradas as duas únicas vertentes do método original.
Alguns estúdios distinguem as duas práticas, indicando o Pilates Solo como se fosse um “Pilates para iniciantes”, quando trata-se justamente o contrário. No fim das contas as duas modalidades são uma só, diferenciadas apenas pelo nível de prática do aluno.
No Pilates com Aparelhos você tem  um auxilío de  cama, empunhaduras, grandes estruturas de madeira e metal, cheias de molas e tiras de couro, que promovem exercícios mais leves reduzindo impacto, e por isso, são indicadas principalmente para os iniciantes.
No Pilates Solo também conhecido como Mat Pilates, você depende da força de seu próprio corpo para realizar os exercícios, e, por isso, são considerados mais pesados do que os que utilizam aparelhos. Ou em outras palavras: para alunos em nível mais avançado.
O Pilates é uma ginástica de baixo impacto e que respeita a individualidade. Não importa qual das duas modalidades você for praticar, o método proporciona corpos fortes, flexíveis e saudáveis, melhora na postura, desenvolvimento muscular equilibrado, treinando o corpo como um todo.