O nervosismo aumenta, o mau humor é evidente e as crises de choro são para lá de comuns. A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, teima em aparecer todos os meses. Além da instabilidade emocional que incomoda muito quem está por perto, trazem cólicas, retenção de líquidos, ansiedade e dores de cabeça as mulheres.
A boa notícia as mulheres e, claro, aos maridos, namorados e filhos, é que a acupuntura promete amenizar esses problemas.
A TPM (Tensão Pré Menstrual) pode e deve ser tratada. Agora imaginem um tratamento com a eficácia dos medicamentos só que sem os efeitos colaterais que eles causam. Isso é possível com a Acupuntura.
A técnica acredita na existência de uma circulação de energia vital pelo corpo e seu excesso ou falta ocasiona os incômodos. "Quando há excesso, a mulher pode sentir cólicas superficiais e ficar mais explosiva, por exemplo. No caso de falta, as dores são mais profundas e a pessoa fica mais introspectiva". A técnica tem comprovado sua eficácia para aumentar a diurese e reduzir as oscilações emocionais e a ansiedade.
O tratamento requer em torno de 8 a 10 sessões com uma aplicação semanal. Depois, seria interessante a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação.
Assim a Acupuntura, associada a uma alimentação saudável e atividade física moderada, pode ter grande eficácia no tratamento da TPM (de 70% a 90%, conforme a população tratada), seja durante o período sintomático, seja fora dele, visando a modificar as condições que predispõem ao aparecimento dos sintomas
Existe sim tratamento eficaz para TPM.
ResponderExcluirA maioria das pessoas infelizmente desconhece, mas existe tratamento eficaz para tratar TPM.
As minhas pacientes tratadas especificamente para isso frequentemente comentam: "se eu soubesse que tinha tratamento e que funcionava tão bem, tinha feito antes....."
Obviamente, cada caso é um caso e deve ser elucidado e tratado como tal, pois o que pode parecer "apenas" TPM pode ser uma doença psiquiátrica - ou mesmo orgânica - subclínica (ou seja, com sintomas disfarçados/mascarados e que vêm mais à tona somente nesse período de maiores alterações hormonais no mês).
Outra situação também muito comum é uma irritabilidade ou outros sintomas que aparecem durante o ciclo todo de 28 dias e que se tornam ainda piores durante, por exemplo, os 10 dias anteriores ao de início da menstruação. Aí, há que tratar-se desses dias com atenção especial.
Mais informações: www.drpaulopereira.com/tpm.html