sábado, 30 de abril de 2011

Pilates ou Musculação?

O que muitos se perguntam é qual é a melhor opção: Pilates ou Musculação?

Não há melhor, tudo depende do seu objetivo e da maneira como os exercícios serão conduzidos e da sua afinidade.

Na musculação exercitam-se prioritariamente músculos mobilizadores. Tratam-se de músculos grandes, localizados superficialmente e que se cansam rapidamente (pouco resistentes).
No Pilates exercitam-se prioritariamente músculos estabilizadores. São músculos pequenos, na maioria das vezes profundos e altamente resistentes. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos muito sutís e pela manutenção da postura ereta.
Você deve escolher a modalidade conforme seu objetivo.

Musculação:


• Ganhar massa muscular rapidamente;
• Hipertrofiar;
• Realizar manutenção / aumento massa óssea;
• Fortalecimento de grupos musculares específicos.





Pilates:


• Melhorar o equilíbrio;
• Melhorar o controle motor;
• Aprender a estabilizar os movimentos;
• Aumentar a flexibilidade;




Ambos:

• Aumentar a força;
• Aumentar a estabilidade articular;
• Promover o equilíbrio muscular;
• Melhorar a postura;
• Melhorar o condicionamento físico geral;
• Auxiliar na performance de outras atividades.
Fonte: Saúde Plena

terça-feira, 26 de abril de 2011

Acupuntura ameniza os chatos efeitos da TPM


O nervosismo aumenta, o mau humor é evidente e as crises de choro são para lá de comuns. A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, teima em aparecer todos os meses. Além da instabilidade emocional que incomoda muito quem está por perto, trazem cólicas, retenção de líquidos, ansiedade e dores de cabeça as mulheres.

A boa notícia as mulheres e, claro, aos maridos, namorados e filhos, é que a acupuntura promete amenizar esses problemas.

A TPM (Tensão Pré Menstrual) pode e deve ser tratada. Agora imaginem um tratamento com a eficácia dos medicamentos só que sem os efeitos colaterais que eles causam. Isso é possível com a Acupuntura.

A técnica acredita na existência de uma circulação de energia vital pelo corpo e seu excesso ou falta ocasiona os incômodos. "Quando há excesso, a mulher pode sentir cólicas superficiais e ficar mais explosiva, por exemplo. No caso de falta, as dores são mais profundas e a pessoa fica mais introspectiva". A técnica tem comprovado sua eficácia para aumentar a diurese e reduzir as oscilações emocionais e a ansiedade.




O tratamento requer em torno de 8 a 10 sessões com uma aplicação semanal. Depois, seria interessante a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação.

Assim a Acupuntura, associada a uma alimentação saudável e atividade física moderada, pode ter grande eficácia no tratamento da TPM (de 70% a 90%, conforme a população tratada), seja durante o período sintomático, seja fora dele, visando a modificar as condições que predispõem ao aparecimento dos sintomas

sábado, 16 de abril de 2011

ADEUS, ESTRESSE!

Cante... dance e PRATIQUE PILATES!...

Cultive um hobby! O cardápio anti-estresse é super variado e tem diversos tipos de opções. Procure a alternativa que melhor se enquadra no seu perfil. Ter bom humor e viver em contato com a natureza ajuda a espantar o fantasma da velhice!
As pessoas conseguem controlar seus níveis de estresse mesmo levando uma vida agitada, p
ara isso, é necessário adequar suas atividades com o ritmo de vida. 
Em meio a tantas tarefas, é necessário tentar levar uma vida mais regrada e evitar situações que têm uma carga emocional muito forte. É preciso ter momentos de lazer, momentos de relaxamento que ajudem a combater o estresse. Os exercícios físicos são grandes aliados para amenizar o problema, já que hormônios de prazer e relaxamento são liberados com a prática.

imagem: espaço forma e equilíbrio

O PILATES, é uma boa alternativa, pois além do fator hormônio, ainda se dá em um ambiente tranquilo e os movimentos são mais fluidos e com pouca repetição. Além disso, o estímulo da respiração com qualidade (simultânea a contração muscular no exercício) está presente em toda a aula, conduzindo a um equilíbrio entre mente e corpo. O praticante, ao invés de sair exausto da aula, sai renovado e revigorado.

VENHA PRATICAR PILATES!... E diga ADEUS ao ESTRESSE!

Equipe Espaço Forma e Equilíbrio.
(19) 3037-0034

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ventosaterapia

Ventosaterapia é uma modalidade complementar de tratamento por congestão local através de vácuo parcialmente fabricado em áreas ou pontos de Acupuntura. É de conhecimento, o fato de que a própria estimulação de pontos de Acupuntura irá agir na função do sistema nervoso, fortalecendo a resistência contra as doenças e promovendo a circulação.
Ventosas ao estimular pontos de Acupuntura ajudam a aliviar os sintomas de muitas doenças. A lista é ilimitada e os benefícios são impressionantes. Assim, como ativamos pontos de Acupuntura, o corpo todo pode ser ativado quando aplicamos ventosas nas costas. Novamente elas estimularão o sistema imunológico e promoverão a circulação sanguínea.
A Ventosaterapia pode aliviar os seguintes sintomas: resfriados, tosse, gripe, bronquite, pneumonia, cólica, soluços, indigestão, enxaqueca, insônia, artrite, reumatismo, tensão muscular, lombalgia, torcicolo, bursite, Apresenta também ótimos resultados em tratamentos para dores musculares, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial, cefaléia, problemas digestivos, ou mesmo para desintoxicar o organismo. A pressão feita pelo terapeuta, em movimentos verticais e circulares, ativa a circulação, diminuindo as dores do corpo.
Quinze a trinta minutos de tratamento produzem os mesmos resultados de uma sessão de Acupuntura.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Postura alinhada com Pilates



Basta observar por alguns instantes os jovens sentados nas salas de aula, ou nas praças de alimentação dos shoppings, para perceber que a postura deles não está das melhores.
A falta de massa muscular faz com que os adolescentes fiquem com os ombros e a barriga para frente, o que provoca a má postura.
Os exercícios físicos, de uma maneira geral, ajudam a melhorar este problema por causa do alongamento.
Entre as alternativas, a prática do pilates é uma das mais indicadas por médicos. Se o dano não for corrigido na juventude, sérios problemas podem ser desenvolvidos durante a vida adulta e numa idade mais avançada.
Os exercícios do pilates focam os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a coluna. Garantem ótima postura, músculos firmes, autocontrole e articulações saudáveis.
No tratamento da correção postural, com três semanas de prática, já é possível mensurar os benefícios, inclusive com acompanhamento fotográfico.
O sedentarismo é uma das principais causas da degeneração do disco lombar. A coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, é muito trabalhada durante o pilates.
A coluna funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro, e por isso precisa de movimentação e de exercícios, em todos os estágios da vida, para manter a sua função, inclusive na adolescência.
Fonte: http://www.gaz.com.br

sábado, 2 de abril de 2011

Pilates ajuda no combate das dores nas costas


Quem nunca sofreu com uma dor nas costas? O problema é comum a quase toda a população. Constantemente vemos em nosso dia-a-dia um amigo, um familiar ou até nós mesmos reclamamos dessa incômoda dor. Às vezes essa “dorzinha” se perpetua tornando-se crônica.

imagem: internet


As causas da dor nas costas são as mais variadas, entre elas podemos destacar a má postura, fraqueza muscular, falta de flexibilidade, degeneração dos discos intervertebrais. A literatura científica atual mostra que a dor lombar está profundamente relacionada à escassez de controle sobre a musculatura profunda relacionada à coluna lombar e torácica.
Sendo a dor na coluna causada por muitos fatores, seu tratamento também deve abordar muitos fatores.

O método Pilates, desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, se mostra uma alternativa de tratamento completa e cada vez mais indicada para aliviar as dores.
O Pilates visa, através dos seus exercícios, harmonizar os movimentos do nosso corpo, melhorando assim a postura, fortalecendo a musculatura e dando melhor flexibilidade às nossas articulações, o que acaba reduzindo as dores nas costas.
É importante ressaltar que os benefícios do método não se aplicam somente as dores nas costas mas também à outras doenças que afetam o movimento humano e que, também os indivíduos saudáveis se beneficiam da prática do Pilates.
Para a prática do Método Pilates é necessário assimilar desde o início os princípios do método: concentração, respiração, repetição, equilíbrio e simetria, centro de força, movimento fluido e contrologia. Claro que todos esses princípios devem ser aliados à uma criteriosa avaliação e a uma boa instrução por parte de um instrutor devidamente qualificado.
Por isso, sempre que buscar uma atividade física é importante verificar a formação do profissional. Assim o resultado será certo e o melhor, seguro!

Ligue e saiba mais! (19) 3037-0034