quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Amenizando Celulite

Boa noite!

Gostaria de lembrar vocês, que aqui no Forma e Equilibrio temos tratamentos estéticos, para o controle da celulite e gordura localizada.

Associando a massagem linfática com Argila branca, as celulites perdem a vez!
Para redução de medida imediata, Lipogessada com gel crioterápico é excelente.
A Lipogessada é indicada também para tratamento da flacidez e modelagem do corpo.

Ligue e agende uma avaliação gratuita

19-3037.0034 / 19-3457.5632

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Crianças em idade escolar têm problemas de coluna


A coluna vertebral é formada por uma série de vértebras dispostas uma sobre a outra que, quando saudáveis, trabalham em harmonia. Ela é considerada um suporte para a cabeça e o tronco. Mas podem ocorrer desvios nesse suporte ao longo da vida, o que chamamos de escoliose. Esse tipo de problema é muito comum na fase escolar, causado principalmente pela sobrecarga de peso na mochila das crianças.
O que acontece
A postura ideal da coluna acontece quando há um bom equilíbrio ortostático, com menos estresse e tensão nas articulações. Os desvios posturais são comuns nos dias atuais devido a agentes estressores e externos do cotidiano. Em uma postura normal, a coluna vertebral em vista posterior se apresenta em linha reta. Quando há um desvio lateral, ou seja, a escoliose, a coluna assume o formato de “C” ou “S”.

Nos adultos, 80% dos problemas posturais têm início na infância, sendo confirmados na adolescência, devido aos maus hábitos do cotidiano durante o período escolar. Nessa fase, as crianças cumprem uma rotina diária de transporte do material didático, e a mochila é uma forma prática e a mais utilizada para este fim. A carga da mochila, quando superior à capacidade de sustentação dos musculares da criança, causa sobrecarga na coluna vertebral, podendo ocasionar alterações posturais graves, dor ou disfunção.
lei nº 10.759/98 determina que o peso de mochilas, pastas e similares não deve ultrapassar 5% do peso de crianças da pré-escola e 10% do peso do aluno do ensino fundamental, percentual indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Baseado na prevalência de escoliose, um estudo foi feito para relacionar o peso da mochila em crianças de 6 a 10 anos em 2012, na Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (Incidência de escoliose com excesso de carga nas mochilas em crianças de 6 a 10 anos).
A literatura tem apresentado conclusões que apontam o método Pilates e outras técnicas terapêuticas como auxiliares na redução dos problemas posturais. Entre essas técnicas estão: exercícios físicos, estimulação elétrica dos músculos (também associado com exercícios), osteopatia, RPG (Reeducação Postural Global) e outros. Então, instrutores, fiquem atentos a possíveis conclusões sobre esse tipo de alteração postural.
fonte: Revista Pilates

segunda-feira, 1 de julho de 2013

GRUPO DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR - MOMENTO NUTRIÇÃO

A reeducação alimentar é a receita para emagrecer com saúde, e consiste em começar a alimentar-se de forma mais saudável na medida certa. Preferindo frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos recheados, refrigerantes, sanduiches e comidas  como feijoada, frituras, por exemplo.
Comer diariamente alimentos muito doces ou muito gordurosos mesmo que em pequenas quantidades, ao final de um ano pode levar ao acúmulo de alguns quilos de gordura, diabetes e alterações no colesterol.

imagem: internet

Venha fazer parte do nosso Grupo de "Reeducação Alimentar - Momento Nutrição", será um momento agradável com reuniões semanais.
Entre em contato no 3037-0034/3457-5632 ou pelo email: e.forma.equilibrio@gmail.com

Até breve!


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

15 DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS NA COLUNA VERTEBRAL

Veja algumas dicas para você fazer algumas das atividades domésticas sem causar nenhum problema à sua postura







Varrer, cozinhar, organizar, lustrar e tirar o pó, são apenas algumas das atividades domésticas feitas semanalmente na casa de todos. Dessas atividades surgem, frequentemente, problemas e dores na coluna que se dão, também, por não darmos a devida atenção ao realizar esses movimentos.

Existem formas corretas de fazer cada atividade, aliviando e prevenindo lesões. O quiropraxista Luiz Miyajima, dono da sede da QuiroVida - clínica internacional de quiropraxia, no Brasil - aponta e explica melhorias que podem ser feitas no dia-a-dia que facilitam a limpeza e evitam dores cervicais.

Varrer
- Mantenha a coluna reta sem jogar o peso do corpo na vassoura.
- Não se estique para alcançar algum ponto da casa, vá até o local com o corpo todo.
- Evitar torcer o tronco. Empurre o lixo sempre em frente ao corpo.

Cozinhar
- Mantenha o peso do corpo nas duas pernas. É comum que nos apoiemos em apenas um dos lados do corpo, preste atenção e tente equilibrar e distribuir seu peso.
- Não torça as costas em busca de ingredientes ou panelas, vá até o local desejado de forma direta e com todo o corpo.
- Ao se abaixar para abrir armários flexione os joelhos.

Arrumar
- Ao fazer o manuseio de objetos dentro de armários ou prateleiras evite se esticar. Use uma escada.
- Na escada, procure ficar de frente para o local em que vai manusear os objetos e não de lado com o tronco torcido.
- Procure segurar os objetos com as duas mãos e flexionar os joelhos ao pegar ou deixar um objeto no chão.
- Ao tirar a poeira dos móveis procure alternar os braços para não perder o equilíbrio e não forçar apenas um dos lados da coluna.

Limpar
- Para a limpeza do chão, faça movimentos amplos com os braços e tente trabalhar alternando as mãos.
- Com as paredes mantenha a postura ereta.
- Faça movimentos laterais e verticais amplos com os braços.
- A força deve ser colocada sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna.

O especialista ainda explica que a prevenção começa com pequenas ações e que é importante pensarmos na saúde da nossa coluna em qualquer atividade. "Tomar cuidado em ações diárias é a melhor forma de evitar problemas como subluxações. A falta de prevenção é o maior erro do brasileiro e a quiropraxia pode ajudar a impedir que a coluna sofra danos maiores", explica.

Fonte: Exame